Em 1998 tive a oportunidade de conhecer o encontro da Nova Consciência, em Campina Grande, no estado da Paraíba . Lembro-me que saí de Recife, em estado físico e mental de estresse e desejando descansar muito. Mas também, aproveitar o evento. E nos dois primeiros dias que estive em Campina Grande, encontrei um clima mental e emocional muito agradável , vibrando nas pessoas que faziam parte do evento. E isso foi também me envolvendo, e me devolvendo o estado de disposição e bem estar. O qual culminou no terceiro dia do evento, quando participei de um mini curso sobre: "Os exagramas do I Ching e os movimentos energeticos da vida".

No início do curso, o professor explicou que: " todo movimento tem seu ponto de expansão e de retração energética . E que para mantermos o equilíbrio de nossa energia vital, temos que não deixar o fluxo do nosso movimento se expandir e nem se retrair ao ponto máximo. Pois, isso gera desequilíbrios . Temos que observar, quando estamos gastanto energia demais, e fazer o movimento contrário, que é parar e descansar, antes que entremos em exaustão". E essa parte do curso me chamou muita atenção, pois, eu estava buscando me recuperar do estresse.

Depois da explicação teórica, o professor pediu para que o grupo se levantasse e fizesse um círculo na sala, ao redor de alguns exagramas do I Ching. E pediu que girassemos ao redor dos mesmos em sentido horário e escolhecemos aquele que mais nos chamasse atenção. E parasse diante dele. E eu escolhi o exagrama da quietude. Pois, estava com meu fluxo de energia baixo ainda, devido ao estresse. E o professor pediu para que respirassemos varias vezes, como se estivéssemos absorvendo a força máxima do exagrama. E assim fiz. E me senti muito bem. Depois o professor pediu para que o grupo girasse em sentido anti-horário . E em siguida, parasse diante do exagrama que mais nos atraisse. E eu me atraí pelo exagrama da alegria. O qual representa o movimento contrário ao da quietude. E o professor continuou pedindo que respirassemos novamente, e absorvessemos o máximo dessa energia do exagrama do I Ching. E assim eu fiz, absorvi toda alegria que eu pude. E me senti muito bem. E neste momento percebi, que na vida eu me movimento assim. Com, momentos de quietude e de alegria. E isso me equilibra, se eu respeito a necessidade de vivenciar esses momentos. Portanto, neste curso observei que o estresse é fruto do excesso do movimento de expansão da nossa energia. E que antes que ele se instale, é muito importante mudar o fluxo, para retração da energia através do descanso.

Muitas vezes, esquecemos disso. Ou não podemos descansar o suficiente, em função das tarefas que nos impomos, na luta pela sobrevivência. Mas, cabe a cada um de nós, buscar o próprio equilíbrio para não adoecer. (Rubia Prado - www.equilibriointerior.net).

[email protected]
Fones: TIM: (81) 995963833, Oi: (81) 987416715